Os tapetes são peças essenciais para todas as estações do ano, principalmente por suas características tecnológicas. Mas com a chegada do outono e inverno, eles se tornam peças indispensáveis. Mas há muito o que saber antes de comprar essa peça que transforma a decoração. Neste post, você vai receber informações úteis para fazer uma boa compra e fazer bom uso na sua casa.

Tapetes: o conforto de usá-los nos ambientes

O outono chegou e essa é uma estação que pede mais aconchego para o nosso lar. Por isso, um item que deixa os ambientes mais confortáveis e quentinhos é o tapete! Porém há muitos segredos por trás da escolha de um tapete, além de suas cores e estampas. É um item de aconchego nos ambientes e, além disso, os tapetes impactam na decoração também. Há muito mais por trás da escolha de um tapete do que suas estampas, cores e formatos.

Atualmente, existem vários tipos, modelos e materiais. Esse último item é importantíssimo, pois pode reforçar o conforto acústico do ambiente e o conforto térmico do piso. Ou seja, principalmente no inverno, servem para isolar o frio dos pés e tornar os ambientes mais silencioso, acolhedor.

👉 Versátil, bonito e charmoso, o tapete é capaz de atuar como isolante, ou seja, também tem a função de esquentar a casa e transmite a sensação de aconchego.

👉 São fabricados em materiais sintéticos ou fibras naturais, cores e tamanhos diversos, como resultado, os tapetes são clássicos e atualmente acessíveis para todos os bolsos.

Entenda as fibras mais usadas em tapetes

As fibras naturais (vegetais ou de origem animal) e as sintéticas formam os dois principais grupos de materiais de que são compostos os tapetes.

Entre as sintéticas mais conhecidas estão o náilon, o polipropileno (ou PP), a poliamida, o vinil e a seda sintética (ou viscose).

Já as fibras naturais, é possível citar o sisal, a fibra de coco, o seagrass, moutaingrass, summergrass e, além disso, as fibras de taboa, de bananeira, juta, lã, algodão, hemp, aloe, chenille, seda natural, fiber banana e fiber bamboo.

Aqui vale uma observação:

Os tapetes de lã ou seda que são produzidos manualmente, como o persa, Dhurrie, Kilim e Aubusson. Abaixo, você confere as características de cada um deles:

  • persa: é uma peça clássica da tapeçaria, de espessura fina. Na maioria das vezes, é tingido com pigmentos naturais;
  • dhurrie: produzido com algodão cru e tingimento natural, é um produto que apresenta estampas de desenhos geométricos e étnicos;
  • kilim: é o conhecido tapete indiano. Você o encontra em estampas variadas com destaque, sobretudo, para listras e formas geométricas;
  • aubusson: são peças bastante clássicas inspiradas na técnica original francesa.

Além das fibras, é preciso pensar na espessura do tapete, se mais fino ou mais felpudo. E isso depende, sobretudo,  da quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente. As espessuras são de 5 mm, que não têm pelos – a própria trama é o desenho; os de 10 mm são os mais usados. E tem também os de 25 mm a 50 mm que são os tapetes de pelo alto, que podem ser de pele, náilon ou poliéster. E, por fim, ainda têm os de 70 mm são os de pelo mais alto, feitos de náilon ou poliéster.

Então, para uma sala de jantar, é indicado uma peça de fácil manutenção, para isso é preciso ter pelo curto, de no máximo 8mm de altura. Já para os quartos, onde menos pessoas circulam, é possível colocar os tapetes mais felpudos.

Com funciona a manutenção dos tapetes

Muitas pessoas acabam optando por não ter tapete porque tem dó de pisar. Mas tapete existe pra isso, para ser pisado! Além disso, poeira, umidade e manchas precisam de controle na rotina do dia a dia. Portanto, requer cuidado e manutenção constante. Aqui vão algumas dicas para você cuidar do seu tapete:

  • Para evitar a quebra das fibras, o recomendado é não dobrar, portanto, apenas enrole se for necessário;
  • Em caso de manchas provocadas por vinho, café, tinta, entre outros líquidos, o ideal é procurar profissionais capacitados para removê-las;
  • Faça uso de material absorvente (papel toalha, pano de prato limpo, serragem, etc) assim que cair líquidos, tentando absorver e não espalhar o produto derramado;
  • Evite a máquina de lavar, ela pode danificar o tapete;
  • No dia a dia faça uso do aspirador para retirar o excesso de pó;
  • Fique sempre atento as especificações da etiqueta do seu tapete;
  • Gire o tapete a cada três meses para que não haja desgaste em apenas um dos cantos ou lados do produto;
  • Na dúvida, para não correr o risco de estragar o seu tapete, envie-o para limpeza especializada.

Tapetes quadrados, retangulares ou redondos?

Os tapetes quadrados e retangulares na decoração ajudam a organizar os móveis e delimitar os espaços. Já os modelos redondos podem destoar do ambiente se for utilizado de qualquer jeito. Então, se for usar para delimitar um espaço, você pode usar assim:

  • na área de leitura com poltrona e luminária de chão na sala de estar;
  • com jogo da sala de jantar que tenha mesa redonda;
  • no espaço do aparador no hall de entrada;
  • no ambiente para brincadeiras no quarto das crianças;
  • e no quarto de solteiro que tenha espaço no centro do ambiente.

Qual melhor tapete para usar e cada época do ano

Confira algumas opções que temos disponíveis em nossas lojas. Sim, em nossas lojas, também trabalhamos com tapetes!!! Portanto, se quiser saber mais, entre em contato conosco teremos o maior prazer em apresentar para você. 😉

Nossas lojas estão localizadas nesses endereços:

🔸Campo Belo – Rua Vieira de Morais, 1786

🔸São Bernardo do Campo – Rua Jurubatuba, 267 – Sobreloja

🔸Pinheiros – Av. Pedroso de Morais, 281

🔸Morumbi – Av. Dr. Guilherme D. Vilares, 1070

🔸Alphaville – Alameda Araguaia, 122, loja 2

Conheça também o nosso perfil no Instagram. Basta clicar AQUI.