Muitas pessoas acreditam que o rodapé tem a função de embelezar, mas vai além disso! É verdade que o rodapé tem sim função estética, funciona como uma moldura. E hoje em dia eles são inseridos nos projetos de interiores como um elemento de destaque no local e tem ganhado relevância nos projetos de decoração.
Mas além de contribuir para deixar o ambiente mais bonito, o rodapé serve para proteger o seu revestimento das paredes contra a umidade, contra batidas de objetos, encobre desníveis do piso e ajuda a dar melhor acabamento no encontro entre paredes e piso. Neste post, você vai aprender tudo o que precisa saber para escolher o seu rodapé!
Rodapé: tudo o que você precisa saber para escolher
Agora que você já sabe as funções do rodapé, você precisa saber que são três categorias de rodapés existentes:
- Rodapé convencional: é o tipo mais comum e mais utilizado, por ser de mais fácil instalação e apresentar menor custo. Nessa opção o rodapé é sobreposto à parede, ficando saliente em relação a ela.
- Rodapé embutido: fica totalmente nivelado com a parede, não apresentando saliência. A vantagem desse tipo de rodapé em relação ao rodapé convencional é que não há acúmulo de sujeira na parte superior da peça.
- Rodapé invertido (ou com bunha): exige uma instalação mais cuidadosa e especializada. Esse tipo de rodapé é feito com a instalação de uma cantoneira metálica que é embutida dentro da parede, criando um efeito de bunha entre piso e parede. É bastante utilizado quando se deseja um efeito de que a parede está “flutuando” em relação ao piso.
Os tipos de rodapé são variados:
Existem os rodapés lisos (os mais usados atualmente – são leves e elegantes e existem em todos os materiais), frisados (aqueles com sulcos), com borda arredondada (acumulam menos sujeira) ou reta. Tem também os com alturas sobrepostas e o que mais você imaginar… Os mais decorados servem melhor a ambientes com estilo clássico.
Materiais para rodapés
Existem diversos materiais para rodapés. Aqui estão os principais:
PVC
É um plástico, tem preço baixo, resiste à umidade, permite fiação, e verdade seja dita não é um dos mais bonitos comparado aos outros.
MDF
Similar à Madeira, com menor durabilidade e menor preço. Não atrai cupins. Não resiste à água. Diversos modelos e cores. Aceita pintura. Combina com pisos de madeira, laminados, vinílicos, porcelanatos e cerâmicas (sem contato com a água).
Madeira
Durabilidade maior que o MDF, possibilita passagem de fios, mas pode atrair cupins e empenar com o tempo. Não é resistente à água. Aceita pintura. Combina com pisos de madeira, laminados, vinílicos e, além disso, porcelanatos e cerâmicas (sem contato com a água).
Gesso
Este aqui é ideal para o teto, pois permite a instalação de um projeto de iluminação (lembra que falamos lá no início do post sobre uma das funções?!). Mas ele requer alguns cuidados específicos se for usado no chão, pois é mais frágil e tem pouca tolerância a umidade.
Porcelanato
Muito durável, resistente à água, possui peças para uso específico como rodapé (o que é bem mais simples de instalar e fica em geral, mais bonito… mas é mais caro). É mais fino que os outros materiais. Não permite passagem de fiação. Fica bem mesmo com pisos de porcelanato, cerâmica, cimento queimado, mármore e, além disso, com pedras em geral.
Cimento
Para uso tanto em área interna como externa. As peças tem conforto térmico e, portanto, absorvem menos calor que as pedras naturais e piso cerâmico.
Poliestireno
Muito usado atualmente, é feito de isopor reciclado. É durável, permite a passagem de cabos e resiste à umidade. Você encontra em diversas cores e é pode usar com todo tipo de piso. Aceita pintura. Por fim, é bom para pisos de madeira, laminado, porcelanato e cerâmicas.
Cerâmica
Basicamente similar ao Porcelanato, mas os modelos prontos têm menos opções disponíveis.
IMPORTANTE: Os rodapés de poliestireno, gesso, madeira e MDF possibilitam a passagem de cabos de telefonia, TV e fiação elétrica. Porém, os rodapés em material sensível à água, como madeira ou MDF, não permitem o uso em áreas externas ou muito úmidas.
O melhor tamanho para rodapé
De simples itens de acabamento do piso, os rodapés passaram a ser peças decorativas que valorizam qualquer ambiente. Eles ganharam cores diferentes, design inovador e, além disso, tamanhos diversos. Se antes eles não passavam de 7 cm de altura, hoje os rodapés podem chegar a 30 cm ou 40 cm.
O tamanho ideal do rodapé vai depender do tamanho do ambiente. Os rodapés altos ficam bem em ambientes amplos com pé direito mais alto, e os baixos combinam com ambientes menores. Como resultado, os tamanhos de 10 a 15cm de altura são os mais populares.
O rodapé deve combinar com o piso?
Essa é uma dúvida muito comum que sempre aparece entre os nossos clientes. E a resposta é que não existe regra. A harmonia do projeto é o que deve prevalecer. E tudo depende também do objetivo. Por exemplo, se você quer a sensação de uma parede mais longa, indicamos usar o rodapé da mesma cor que a parede. Agora, se a intenção for destacar o rodapé, nossa indicação é usar um diferente das paredes.
Usar o rodapé do mesmo material do piso torna tudo mais prático e barato. Mas um rodapé em MDF, poliestireno, madeira ou mármore também são muito bem-vindos em um ambiente.
O que mais levar em consideração na hora de escolher seu rodapé?
Antes de eleger seu modelo favorito, é necessário avaliar se o material é adequado para sua casa. Leve em conta a presença de umidade nos ambientes e, sobretudo, o quanto você está disposto a cuidar da manutenção.
- O material é resistente à água, não mofa?
- É imune a cupins e insetos?
- Pode passar fios, é de sobreposição?
Aqui na TPP, nós trabalhamos com produtos de duas marcas: a Gart e a Santa Luiza Molduras. Ambos com materiais excelentes de muita qualidade.
Se você quer conhecer mais sobre rodapé, entre em contato conosco e vamos escolher a melhor opção (e solução) para o seu ambiente. Ou, além disso, acesse nosso site na seção específica clicando AQUI.
Por fim, venha conhecer uma de nossas lojas. Ou entre em contato conosco através do Whatsapp (11) 94004-4098, basta clicar AQUI.
Nossas lojas estão localizadas nesses endereços:
Campo Belo – Rua Vieira de Morais, 1786
São Bernardo do Campo – Rua Jurubatuba, 267 – Sobreloja
Pinheiros – Av. Pedroso de Morais, 281
Morumbi – Av. Dr. Guilherme D. Vilares, 1070
Clique AQUI e conheça também o nosso perfil no Instagram.