Recepção: decoração como aliada do seu negócio

 Como usar a decoração para atrair e fidelizar clientes

RECEPÇÃO

Bem, não podíamos falar de como decorar seu negócio sem iniciar por aquele espaço que é o mais visto da sua empresa, a recepção.

São raras as empresas que não possuem uma recepção, pode ser um simples balcão, mas ele é o local mais visitado. E por incrível que pareça esse é, muitas vezes, o espaço mais negligenciado na hora da decoração.

Mas falha quem acredita que a recepção não é importante para a empresa. É ela que inicia o processo de atendimento ao cliente. Se na recepção ele não for bem atendido ou se sentir desconfortável, dificilmente você irá reverter o erro que foi cometido com esse cliente.

Perceba que aqui, até a apresentação da pessoa que irá recepcionar faz parte da decoração. Sim, parece drástico falar isso, mas perceba que não estamos falando de fator humano (cor da pele, altura, tipo físico e assim por diante), estamos falando da roupa que o(a) colaborador(a) estará usando. Quer uma dica? Se você puder, ofereça uniforme, é a melhor forma de padronizar o que será usado, e ainda, mostra a organização da empresa e a prestatividade com o funcionário; se está asseado, com um sorriso e disposto para atender bem.

E sabe o que influencia nisso? O ambiente em que ele trabalha.

Então, vamos a algumas dicas de como deixar tanto seu funcionário, como seus clientes, se sentindo bem acolhidos na sua recepção.

Paredes

As paredes podem ser uma dúvida na hora de decorar, principalmente, se você quer fugir um pouco dos padrões – algo como, se é um hospital, precisa ter paredes brancas.

Mas o que não podemos deixar de avaliar é o efeito que as cores terão nas pessoas que estarão no ambiente. Lembra o que falei do hospital? Dentro de um hospital, cor vermelha irá te lembrar de sangue, e preto irá te lembrar de morte. Pois é, se você já está em uma situação de estresse, precisa que o ambiente te passe tranquilidade, não que piore a situação.

Como a recepção tem a função de acolher, escolha cores que tragam conforto e tranquilidade para o seu cliente.

Uma pessoa tranquila e calma raciocina melhor e está mais disposta a ouvir. E isso é importante para que você tenha melhores resultados.

Leia também: soluções corporativas para escritórios

Deixe que os estímulos que o seu negócio precisa oferecer aconteçam depois da recepção.

Então, para fugir das cores lisas nas paredes, você pode usar papel de parede para decorar.

Existe papel de parede apenas com as cores lisas? Sim, existe, mas você pode optar por estampas que até estimulam a sensação de conforto e tranquilidade que você quer oferecer.

recepção

Você pode usar o papel de parede também como um ponto focal, diferenciando do restante das cores.

recepção

E também, a opção das cores lisas.

E não é necessário se apegar a apenas uma estampa. É possível misturar estampas em um mesmo ambiente, basta que você siga a paleta de cores escolhidas.

O bom de usar o papel para decorar, é a agilidade da instalação e a praticidade. Para redecorar então, é ótimo, porque você já está atendendo e não dá para esvaziar o espaço ou cobrir os móveis por muito tempo. Sem contar a sujeira, por isso o papel de parede facilita bastante.

Leia também: soluções corporativas para hospitais e clínicas

Agora, para quem gosta de dar atenção aos detalhes, e mais que isso, tem um ambiente que precisa de limpeza constante com panos úmidos ou água, você não pode deixar de colocar rodapé nas paredes.

O rodapé vai conservar qualquer revestimento que você tenha escolhido, porque irá evitar o contato de produtos químicos, água, rodo e vassoura com a parede, além de, um toque a mais na decoração.

Olha como fica sofisticado:

recepção

recepção

Dica: Se você tem sua logomarca ou logotipo, não perca a oportunidade de colocá-la na parede da sua recepção. Use-a no ponto focal da sua recepção; que normalmente é atrás do balcão de atendimento. Durante o tempo que seu cliente estiver na recepção, isso irá auxiliar seus clientes a memorizar a sua marca.

Pisos em recepção

Estamos falando de recepção, mas é muito importante escolher bem o piso para qualquer ambiente em um comércio. Ele não pode ser escorregadio, não pode ter rachaduras e grandes elevações, deve evitar fazer muito barulho, tem que aguentar peso e impacto e, acima de tudo, tem que ser bonito. Se puder ser instalado rapidamente é melhor ainda, porque não tem coisa que atrasa mais uma obra do que, o tempo que você precisa esperar para transitar pelo piso.  Ufa, fala a verdade, é muita coisa para um item só.

Pensando em tudo isso, umas das grandes novidades para os pisos em ambientes comerciais têm sido os pisos vinílicos.

Como a recepção é um ambiente de muito trânsito, ter um material que absorve barulho ajuda muito. Sabe aquele barulhinho do salto, coisas caindo e cadeiras sendo arrastadas? Com o piso vinílico, não vão ter porque ele chega a reduzir até 10 dB de ruído.

Você pode achar que não é muito, mas o barulho que pode ser gerado por uma empresa em uma região administrativa e comercial, é de 65 dB em períodos diurnos, e 55 dB em períodos noturnos.

E para decorar? Fica lindo, não se preocupe.

recepção

recepção

Iluminação da recepção

 A melhor iluminação que você pode usar é a natural, mas grande parte das recepções, principalmente em prédios comerciais, não tem uma janela.

O que fazer nesse caso? Escolha uma iluminação clara, dê preferência a luzes brancas para conseguir isso.

Um ambiente claro nos deixa alerta e não causa sono. E sim, você irá querer seu cliente alerta e prestando atenção ao que você tem a oferecer.

Agora, e se você tem um janela? Ah, é tão simples, cortinas ou persianas, é claro.

Comercialmente, as persianas são mais usadas, por causa do visual mais limpo e prático, mas modelos de cortinas “mais profissionais” estão ganhando mercado. E não precisa ser usada apenas nas janelas para controlar a iluminação, elas também podem ser usadas como acessório para dar mais discrição e privacidade ao ambiente. Quem nunca viu um filme onde a sala da gerência tem persianas que são fechadas em momentos de confidencialidade?

Móveis e objetos em recepção

 Sempre que falamos de móveis para ambientes comerciais, normalmente, falamos que eles devem ser confortáveis, mas existe uma diferença entre o confortável da nossa casa e o confortável corporativo.

Em um ambiente comercial, você deve oferecer algo agradável, mas não tão relaxante a ponto do seu cliente sentir sono.

Escolha cadeiras ou poltronas com assentos mais estreitos e firmes, que deixem as pessoas com as costas eretas.

Evite as cadeiras ou poltronas com pernas baixas, são desconfortáveis para se levantar, principalmente, para mulheres que usam saia ou vestido.

Agora, falando do balcão da recepção, ele é o móvel mais comum para uma recepção não é mesmo?

Na hora de escolher o balcão, pense em não esconder completamente a pessoa que estará atendendo na recepção. Lembre-se, o relacionamento com o seu cliente começa na recepção.

Conheça também nosso perfil no Instagram: @tudoempapeldeparede

(Na verdade, ele pode começar pelos canais externos de atendimento, mas enfim, nem sempre você terá esse primeiro contato).

Escolha um balcão da altura adequada para que seu recepcionista seja visto, mesmo que esteja sentado.

E para seu funcionário, como normalmente o balcão tem a função de mesa para ele, use cadeiras com regulagem de altura.

Para os objetos de decoração, pense na linha que seu negócio vai seguir e o perfil do público que você atende.

Coloque quadros nas paredes que remetam ao negócio. Por exemplo, em clínicas de odontologia, use quadros com imagens de pessoas com aquele sorriso encantador ou em uma loja de roupas, utilize de imagens com as tendências da estação e, assim por diante.

Essas imagens dizem o que você pode oferecer e reflete o que o cliente busca quando procura pelo seu serviço.

No demais, use plantas internas para completar a decoração e pequenos objetos com cores mais vibrantes para adicionar tons de alegria ao ambiente.

Ah, e muito importante, não esqueça alguns “mimos” para o seu cliente. Tenha água e café disponível, um banheiro com lavabo (não preciso nem dizer, que esteja sempre limpo e abastecido), um jornal do dia para ele ler, uma revista e cuide para que a temperatura do ambiente esteja agradável. Enfim, tudo vai depender do quanto você pode investir, mas pense que investir no seu cliente sempre é um bom negócio.

Agora, vamos para os escritórios! Confira:

Continue conosco e confira os artigos de outros ambientes:

HOSPITAL
ESCRITÓRIOS
COMÉRCIO
CLÍNICAS DE ESTÉTICA

Gostou deste artigo?
Inscreva-se para receber novos artigos, tendências, dicas de decoração e promoções!



    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]