Decoração como aliada do seu negócio na área de saúde

 Como usar a decoração para atrair e fidelizar clientes na área de saúde

SAÚDE – HOSPITAIS

Como prometido, teremos neste e nos próximos artigos dicas de como melhorar a decoração de um ambiente voltado para a área da saúde física e, mental também.

Então, por que falar de clínicas de estética?

Porque não tem coisa melhor para a saúde física e mental de uma pessoa que uma massagem em um dia estressante ou ir a um salão/esmalteria para cuidar das unhas enquanto recebe uma massagem nos pés e nas mãos. E arrumar o cabelo? Dá aquele soninho gostoso também.

Leia também: decoração como aliadado seu negócio em hospitais e clínicas

E aí você, homem, pode dizer, isso é coisa de mulher. Engano o seu. A cada dia, mais homens estão descobrindo os prazeres de um momento relaxante para cuidar da beleza. E um grande exemplo desta mudança de comportamento são as Barber Shop.

Mas não vamos começar falando dos segmentos de estética diretamente. Vamos começar pela decoração do lugar mais importante para se cuidar da saúde de um modo geral.

HOSPITAL

Pode parecer novo, principalmente se levarmos em conta o sistema de saúde em nosso país, mas não é. Uma tendência que revolucionou a forma de atendimento nos hospitais foi a Hotelaria Hospitalar, tanto que, os cursos de hotelaria integram uma matéria específica para o assunto.

Entendeu-se que a união das duas áreas é tão importante para a recuperação dos pacientes, que tudo o que é voltado para a decoração, conforto e bem-estar dos pacientes é tratado da mesma forma que nos hotéis. O que isso quer dizer? Conforto, tranquilidade, pronto atendimento, prestatividade e regras de etiqueta.

Você pode achar que vai ver isso apenas em hospitais particulares, mas muitos hospitais da rede pública já adotaram a hotelaria hospitalar.

E o que isso influencia na decoração?

Começa pela saída do constante branco e entram as cores, tanto nas paredes como nos objetos.

Quando falamos de decoração para a área hospitalar, devemos nos atentar a tudo, exatamente tudo: a manutenção deve ser fácil, deve ser sujeito a assepsia e passível de reposição, porque o ambiente sofre muitas alterações ao longo do tempo.

Como o papel de parede é constantemente usado para decoração na hotelaria, acabou sendo um dos grandes benefícios introduzido na decoração hospitalar, principalmente, porque existem os papéis para áreas úmidas e também papéis podem ser higienizados.

Leia também: linha corporativa de escritórios

Sobre o rodapé, em hospitais, o seu uso é indispensável. Por ser uma área de constante lavagem e com muita manipulação de produtos químicos, os rodapés evitam o acúmulo de água, mofo e germes na parte de baixo das paredes, e claro, você pode trocar os rodapés com facilidade. Imagina ter que reformar uma parede toda.

Para áreas sociais, pode ser usado também como parte da decoração, mas para as áreas críticas e semicríticas, deve-se usar os rodapés curvos.

E o bate maca? Sabe, aquela barra no meio da parede? Ela não está ali sem motivos. Ela serve para proteger o revestimento das paredes, também, para se evitar uma reforma constante.

Pisos em ambientes na área de saúde

No piso, temos uma inversão das áreas, saindo da área hospitalar para a hotelaria. Lembra o que falamos do piso na semana passada? Vou dar um CTRL C e CTRL V para você.

“Ele não pode ser escorregadio, não pode ter rachaduras e grandes elevações, deve evitar fazer muito barulho, tem que aguentar peso e impacto e, acima de tudo, tem que ser bonito. Se puder ser instalado de forma rápida é melhor ainda, porque não tem coisa que atrasa mais uma obra do que o tempo que você precisa esperar para transitar pelo piso.”

Dentro da área hospitalar, o maior requisito é a facilidade de limpeza, sem acúmulo de água ou sujeira, então, o piso não pode ter frestas.  Por isso o uso do piso vinílico é tão predominante nos hospitais.

Iluminação em ambientes na área de saúde

Já sentiu seus olhos arderem dentro de um hospital? Ou já ficou em uma enfermaria e não conseguiu dormir porque era muito clara? Isso é um problema para os pacientes.

Mas a iluminação em um hospital não é pensada com foco nos pacientes, e sim na equipe de profissionais que trabalha no hospital. A iluminação deve ser forte, para que a equipe esteja sempre alerta, e as sujidades possam ser vistas com facilidade.

Mas pensando na decoração e no conforto para os clientes, uma opção viável  e muito indicada para as janelas são as persianas.

Móveis e objetos em ambientes na área de saúde

Uma das características que a hotelaria hospitalar trouxe foi fazer do hospital a extensão da nossa casa, em sentido de conforto e bem-estar. Ninguém está bem em um hospital, é uma situação estressante para pacientes e acompanhantes.

Então, ofereça conforto para o paciente e para o acompanhante. Vá além daquilo que é obrigatório dentro de um hospital.

Tenha água disponível, banheiros limpos e abastecidos, cobertores, uma cadeira confortável para o acompanhante. Dispense pequenos objetos se eles não forem limpos constantemente.

Se você tiver espaço, acrescente uma área social, com comida e bebidas. Acrescente plantas internas na decoração, para dar cores ao ambiente.

Dica: A Anvisa regulariza tudo que pode ser usado nos estabelecimentos assistenciais de saúde, através da RDC 50.

Continue conosco no Instagra @tudoempapeldeparede e confira os artigos de outros ambientes:

RECEPÇÃO
COMÉRCIO
ESCRITÓRIOS
CLÍNICAS DE ESTÉTICA

Gostou deste artigo?
Inscreva-se para receber novos artigos, tendências, dicas de decoração e promoções!



    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]