Vamos fazer um teste?
Pense em um lugar que você queira redecorar. Imagine cores novas nas paredes, móveis novos, cortinas nas janelas, um belo piso, quadros nas paredes e por aí vai. Você pensou na sua casa, certo? Se não pensou, parabéns, você é uma exceção à regra. Não que ser a regra seja ruim, tudo tem vantagens e desvantagens, não é mesmo?
Mas normalmente, quando pensamos em decorar, o que nos vem à mente é o ambiente onde queremos nos sentir confortáveis e seguros. E, é claro, nossa casa geralmente nos desperta esses sentimentos. Fala a verdade, é muito prazeroso estar em um ambiente limpo, arejado, organizado e bem decorado. Isso porque dá vontade de ficar ali por bastante tempo. É por isso que chegamos no ponto onde a decoração é tão importante para atrair e fidelizar clientes.
Leia também: linha corporativa para escritórios
Já aprendemos com a experiência que não basta apenas oferecer o serviço principal. É necessário mais para se destacar no mercado, fazer a diferença, e claro, obter lucros (que por mais que existam formas melhores de se dizer, esse é o objetivo de uma empresa). É necessário agregar o máximo de valor possível àquilo que é oferecido ao cliente. Assim, ele não terá necessidade de buscar outra empresa, pois só a sua já oferece tudo que ele precisa.
Temos vários exemplos para isso, mas vou dar um bem comum:
A loja de roupas que, também oferece calçados, maquiagem e acessórios. E qual é o pensamento que obtemos disso:
Por que eu vou em quatro lugares, se posso ir apenas em um e encontrar tudo?
E aí talvez você diga, mas isso não tem nada a ver com decoração. Eu te respondo, tem muito a ver com a decoração.
Imagina essa loja oferecendo tudo, mas a iluminação é escura demais e, os clientes não conseguem ver os produtos?
Isso é só um exemplo, mas vamos falar melhor disso mais para a frente.
Leia também: soluções de decoração para hospitais e clínicas
O que temos que ter em mente é que, a decoração vai muito além da estética. Uma decoração bem planejada reflete na qualidade de vida dos funcionários, prestadores de serviços e acima de tudo no cliente.
Vou te dar mais um exemplo, na verdade, vou te fazer outra pergunta:
Você ficaria em um hospital que tem as paredes pintadas de vermelho ou preto?
Eu não ficaria!
As cores, iluminação, móveis e objetos, impactam o humor das pessoas que estão no ambiente, e isso, tem relação direta com os resultados.
Essa influência é tão significativa que as redes de comércio, seja de lojas, hotéis, restaurantes, hospitais, criam um planejamento detalhado de decoração e, todas as filiais são obrigadas a seguir. Para o varejo conhecemos essa ferramenta como Visual Merchandising.
E sabe por que essa e outras ferramentas foram desenvolvidas?
Porque essa história de “a empresa é a cara do dono” já há muito tempo não funciona. A empresa tem que ter “a cara do cliente”. Você tem que conhecer o seu público-alvo e oferecer aquilo que o agrada. Precisa fazer com que a permanência dele dentro do seu comércio seja prazerosa e, acima de tudo, que ele queria voltar mais vezes.
Enfim, mas aí você pode dizer, eu não sou uma rede, eu não tenho regras para a decoração. Eu tenho meu comércio e quero decorá-lo de uma forma que fique mais atrativo para os meus clientes, o que eu faço? Estamos aqui para te ajudar a responder essa pergunta.
Durante as próximas semanas você terá dicas de como decorar diversos ambientes do seu negócio com materiais que, além de serem práticos, se encaixam em qualquer ambiente. Também iremos falar de tendências e algumas “regras informais” para a decoração. Portanto, fique de olho aqui!
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”10″ bottom_margin=”10″ border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Continue conosco! Conheça nosso perfil no Instagram @tudoempapeldeparede e confira os artigos de outros ambientes: