//Especial Sala

Especial Sala

Especial Sala

Você já reparou que tudo o que se torna tendência, um dia, volta a ser tendência novamente? Normalmente prestamos atenção nisso quando se trata de moda, decoração, arquitetura e outras áreas que trabalham com foco nas tendências.

E você já se perguntou por que isso acontece? Será que é apenas para ditar regras para a sociedade e dizer o que podemos usar ou não? A resposta é, não.

Não são as tendências que determinam a sociedade, mas a sociedade que determina as tendência.

É o curso que a sociedade segue que determina o que irá se tornar tendência.

As tendências vão e voltam, porque o comportamento da sociedade é exatamente o mesmo relativo a criação e educação.

E uma dessas “tendências sociais” que estão retornando para os ramos da decoração e arquitetura, são as salas. Parece loucura não é? A sala normalmente é o primeiro ambiente que vemos em uma casa, e é próprio para receber visitas, mas calma, eu vou explicar.

Estudo apresentaram que em uma família que conviva entre 3 gerações, ou seja, avós, pais e netos, a tendência é que, o estilo de vida familiar dos netos se torne mais parecido com o dos avós que o dos pais.

Avaliando nossas gerações podemos entender melhor.

A classificação das gerações se inicia com a geração Baby Boomer (termo em inglês para Explosão de Bebês), que são os filhos gerados pelos soldados após o fim da Segunda Guerra Mundial. É uma geração conhecida por sua interação familiar, e, arraigados valores sociais. Os cômodos das casas eram separados por Sala de Visita, Sala de Estar, Sala de Jantar e escritórios particulares, para que cada momento familiar fosse em um espaço adequado.

Os filhos criados dentro dessa geração, que se tornaram a geração X, iniciaram o uso da tecnologia fabril, ou seja, não havia interação entre homens e homens, apenas, entre homens e máquinas, o que tornou a sociedade dessa época contida e de certa forma individualista. Nessa época; pelo pouco tempo junto que uma família podia gozar, pela pobreza das grandes massas, e pela migração em massa campo-cidade; a arquitetura das casas de tornaram mais simples. Em sua grande maioria, as salas foram reduzidas para apenas uma ou duas salas. A sala de visita; já integrada com o que seria uma sala de TV; e a Sala de Jantar, pouco usada, já que a família se reunia em torno da TV para um momento de lazer no final do dia. A interação familiar nessa época é muito escassa e a sociedade sente as consequências do individualismo familiar.

A geração que se seguirá, será a geração Y, nascidos na década de 80. Envoltos em tecnologia, mas sem nenhuma ou pouca interação familiar, essa geração irá reinventar a tecnologia e criar as tão famosas redes sociais, trazendo de volta parte da interação familiar que existia na geração Baby Boomer. Porém, apesar desse avanço, é a geração Z que irá trazer o alerta dos “problemas” da interação tecnológica. É a geração Z, que valorizar mais a interação com os amigos na internet do que um jantar com os pais, que irá se sentar na sala em frente à TV, olhando para o celular, com fones de ouvido e não irá interagir com o restante da família. É a geração Z, que trouxe à memória da geração X, o individualismo com que ela tanto sofreu na infância. E é nesse ponto; em que a geração Y deseja retomar as relações familiares como elas eram na geração Baby Boomer, ou seja, a geração de seus avós; que a tendência da arquitetura e da decoração irá mudar novamente.

Hoje, a geração Y, é a geração economicamente mais ativa no mercado, e, consequentemente a que mais adquire imóveis. Não importa mais  se é apartamento, uma casa já construída ou um novo projeto. É necessário que se tenha um espaço de interação apenas para a familiar, como uma Sala de Jantar. Um espaço separado da Sala de Visita. Um espaço para a família se sentar à mesa e ficar unida.

Ufa, depois de toda essa explicação, vamos ao que interessa realmente, a tendência para as salas.

SALA DE ESTAR

Vamos começar pela sala de estar, ou, de visita se você preferir.

Antigamente esses dois espaços eram divididos. A sala de estar, era mais como um espaço de descanso para os moradores da casa. Na antiga Inglaterra, eram nessas salas que aconteciam as aulas de arte, música e costura, e onde se era tomado o chá da tarde quando não se tinha visita casuais. Apenas pessoas íntimas a família tinham acesso a essas salas. Mas uma das mudanças na arquitetura e na decoração, é que essa sala se tornou uma só.

Então agora a Sala de Estar é apenas a Sala de Visita.

Sala de visitas

A maior tendência que podemos ver para a Sala de Visitas, é a separação da Sala de Visitas da Sala de TV.

A Sala de Visitas é exclusiva para que se haja interação entre as pessoas. O que faz com que o convidado se sinta bem recepcionado.

ILUMINAÇÃO:

Um dos detalhes que mais devem ser percebidos para uma Sala de Visita é a iluminação. Afinal, você vai querer que seu convidado se sinta confortável, mas não vai querer que ele se sinta com sono.

Uma sala de estar decorada com cores claras e detalhes em cores quentes, tem sido uma das grandes tendências para a decoração

Iluminação

Sempre dê preferência para a luz natural. Se o espaço tem janelas, use isso a favor da iluminação. Para lugares com muita luz, ou que o sol bate diretamente em determinada hora do dia, use persianas ou cortinas. São vários modelos, e além de controlar a iluminação solar, elas ficam lindas para complementar a decoração.

DICA: Para uma Sala de Visitas, evite cortinas com Blackout, não há a intenção de se bloquear a luz solar, apenas de controlar o calor e emissão dos raios UV.

Cortinas Blackout
Cortinas Blackout 2
Cortinas Blackout 3

Para o restante da iluminação, opte por luzes de cor branca. Além de mais econômica, ela mostra a cor real dos objetos.

SOFÁS:         

O objeto mais importante para a Sala de Visitas, com certeza, é o sofá.

Tendemos a pensar que um sofá deve ser extremamente confortável e espaçoso, mas nos enganamos quando pensamos nisso para uma Sala de Visita. Mais uma vez, voltamos ao que já foi dito, a visita deve estar bem acomodada e confortável, mas não a ponto que ela sinta sono.

Então, se você tem um espaço separado para receber sua visita, pense que você deve oferecer um lugar para ela descansar, não uma cama para ela dormir.

Opte por poltronas, sofás de 2 e 3 lugares, conforme o espaço permitir.

DICA: Uma das regras de etiqueta para se receber uma visita, é que ela seja acomodada no sofá pelo número de pessoas e conforme famílias. Você nunca deve sentar um casal separado, nunca.

Sofás com número de pessoas conforme os casais

PISOS:

Uma das coisas que mais nos faz entrar em conflito na hora de decorar um espaço, ou até mesmo na hora de construir, é o piso. Porque podemos trocar tudo sem ter muito trabalho, mas e o piso?

Pois é, difícil né? Que nada!

Aqui vai uma dica que você vai adorar.

Uma das grandes tendências para o mercado de decoração são os pisos vinílicos. Eles são práticos de instalar e podem ser aplicados em cima de praticamente qualquer piso. Em alguns casos, o modelo pode ser aplicado e removido depois, esse modelo é chamado de Piso Vinílico Clicado. Depois você pode dar uma conferida melhor nele, mas por hora, vamos continuar.

O piso vinílico tem entrado no mercado como uma tendência na decoração, principalmente, por causa da praticidade para limpeza, e pela redução de ruídos.

Nós não moramos em países da Ásia, onde as pessoas têm o costume de tirar os sapatos e usar Surippa (ou pantufas), para andar pela casa. Então, normalmente trazemos para casa as sujidades da rua. Como a aplicação do piso é colando uma placa na outra, não existem rejuntes ou frestras para aculmular sujeiras. Para quem tem animal e crianças em casa, ou costuma andar de sapatos, é bom para diminuir ruídos. E a decoração fica linda.

São modelos que vão desde a imitação de pisos de madeira, a placas de cimento queimado.

Piso vinílico imitando madeira
Piso vinílico imitando madeira 2

PAREDE:

Está aqui outra coisa que costuma dar trabalho na hora de decorar, não é?

Mas como o objetivo desse artigo, além de mostrar tendências, é facilitar a nossa vida, só tem um item que podemos apresentar aqui, que vai ser prático e simples de aplicar como o piso, Papel de Parede.

O uso de papel de parede é muito comum na decoração nos países da América Central e Europa, e agora, está crescendo como uma tendência também no Brasil. Eles tem uma variedade enorme de estampas e cores. E a dica é, use o que combina com seu gosto e projeto.

Uma das tendências na decoração, é que eles sejam de cores vivas, aplicados em uma ou duas paredes,  contrastando com cores neutras nos móveis da sala, mas isso não é uma regra. Outro que também está em alta é o modelo de tijolinhos e canjiquinhas.

Papel de parede imitando tijolinho
Papel de parede estampa florais

DICA: Uma tendência dentro dos papéis de parede que está ganhando muito mercado, é o papel de parede 3D.

Papel de parede 3D
Papel de parede 3D - 2
Papel de parede 3D - 3

Me fala se isso não é um sonho? Imagina a sua visita sendo recepcionada com uma imagem dessa. Acho que ela até esquece porque fez a visita.

Mas agora, vamos falar que a sua sala não é separada da de TV, e você tem tudo no mesmo espaço. O que fazer com a decoração para uma sala que é duas em uma?

O primeiro ponto aqui, é que você terá incluso na sua decoração os itens da Sala de TV, que podem ser apenas a Televisão ou ainda incluir um Home Teather, fora as tantas linhas de acessórios que existem.

Para isso, você pode optar pela linha de nichos e prateleiras que formam uma espécie de estante.

Nichos e prateleiras
Nichos e prateleiras - 2

Para os mais conservadores na hora de decorar, ainda se pode fazer o uso de estantes.

Estantes

ILUMINAÇÃO:

E agora não é? Estávamos falando de usar luz clara e tudo mais, mas na hora de assistir TV e ver um filme, ninguém gosta de um ambiente claro.

Uma boa dica aqui, são as lâmpadas de LED. Elas tem um custo acessível, e podem variar de cor através de controle. Você pode escolher o ambiente com cores mais quentes e deixar o ambiente mais aconchegante.

Outra boa dica, é o uso de blackout nas cortinas e persianas.

Cortinas de tecido
Cortinas de tecido 2

SOFÁS:

Esse é o momento que queremos relaxar no sofá e quanto mais espaço e conforto melhor.

Como a sala tem duas funções, você pode optar pelos sofás retráteis.

Sofás retráteis
Sofás retráteis 2

E aí você se pergunta, e mesas de centro, tapetes e todo o resto?

A dica é, se você tem uma sala pequena que precisará exercer as duas funções, de Sala de Visitas e TV, opte por mesas laterais aos sofás, ou mesa de centro com rodinhas.

No caso de tapetes, eles são úteis para que o movimento de puxar e retrair o sofá não risque o piso.

Um dos objetos mais úteis para uma sala pequena, é o puff com rodízio.

Pufss com rodízios

Pode ser usado em várias situações e ocupa pouco espaço. Sem contar, que ainda pode ser usado como objeto para a decoração.

SALA DE TV

E se você tem o seu espaço separado para uma sala de TV. Bem, aí você pode fazer muita coisas.

Praticamente um cinema.

Sala de TV que parece um cinema

A Sala de TV é um espaço para descontração e relaxamento. Pode e deve receber convidados, mas para um momento de lazer e não de forma mais tradicional como uma Sala de Visita.

A Sala de TV deve oferecer conforto extremo. Não existe nenhuma regra de etiqueta que diz que você não pode dormir assistindo TV. O máximo que pode acontecer é você perder o final do filme e ter que assistir de novo depois.

O que mais temos hoje para uma Sala de TV é tecnologia, mas como estamos focados na decoração da Sala, vamos passar rapidinho pela tecnologia.

O mais comum hoje, para as Salas de TV bem equipadas, é a TV SMART. Só com isso, e com a Netflix,  já dispensamos, DVD, Vídeo Cassete (não ria, algumas pessoas ainda tem Vídeo Cassete, assim como algumas pessoas tem os tocadores de Disco de Vinil).

Você também pode instalar as caixas de som do Home Teather nas paredes laterais da sala para ter uma melhor acústica.

Fora isso, existem inúmeros gadgets para celulares que podem ser usados para melhorar o ambiente.

Agora falando da decoração da sala, não vamos fugir muito do que já falamos antes.

ILUMINAÇÃO:

A Iluminação para a sala de TV pode ser bem controlada. Não existe necessidade de luzes frias e nem de muita luz.

Uma dica são as sancas no teto, ou as luzes viradas para as paredes.

Iluminação virada para a parede

Luzes para as paredes, oferecendo conforto e destaque nos itens de decoração

Iluminação com sancas

Em alguns casos, pode ser que a sala não tenha janelas, mas caso tenha, você pode optar por uma cortina com Blackout para essa sala também.

Cortina com blackout em sala

PISOS:

Em alguns casos, a pessoa pode optar por carpetes ou fazer o uso de tapetes. Sinceramente, a nossa dica é que você dispense esse tipo de piso para uma Sala de TV. Existem milhares de pessoas que sofrem de rinite, sinusite e todas essas doenças com “ites” que existem. A Sala de TV é um ambiente que ficará fechado por um longo período, em alguns casos pode não ter janela, pode ter ventilador e ar condicionado na casa. Pois é, já imaginou o que você vai fazer com a sua visita não é?

O tapete além de ser um item para decoração tem a função de proteger o piso de ranhuras do sofá, como na sala de TV você não precisa ficar mexendo o sofá, é desnecessário.

Então, novamente vamos dar a dica dos pisos vinílicos. Pela redução de ruído, e pelas sujidades da sala de TV – afinal, quem vai dispensar uma pipoca na hora do filme? –  e pelo melhor para esse caso, ele são antialérgicos. Tenho certeza que quem sofre de alguma doença respiratória ficou muito feliz lendo isso.

Consulte mais sobre pisos vinílicos, eles podem ser usados em todos os ambiente dentro de casa e têm vários benefícios. Dá para colocar até na parede.

SOFÁS:

Para a sala de TV, você optar por sofás bem confortáveis e não precisam necessariamente serem retráteis.

Sofás confortáveis são o suficiente

 PAREDE:

Você pode usar papel de parede em um tom mais escuro e neutro para deixar o ambiente mais aconchegante e escuro.

Papel de parede em tons mais escuros - mais aconchego
Papel de parede em tons mais escuros - mais aconchego 2
senhos geométricos - clássico reformulado 3

SALA DE JANTAR

Vamos falar agora do ambiente mais familiar da casa

A Sala de Jantar é um espaço que deve ser usado para a reunião da família. É um ambiente que absorve todo o clima familiar e deve ser tratado de forma especial, até mesmo na decoração.

DICA: Antes de decorar a sala de jantar faça um projeto pensando em todos da família. Pense nas cores que todos gostam, na saúde de todos, por exemplo, não existe razão para você colocar um tapete na Sala de Jantar se você tem uma pessoa idosa e com dificuldade de locomoção em casa. Enfim, temos o costume de dizer que a decoração tem que ter o seu toque, mas a sala de jantar tem que ter o toque da família toda.

MESA:

Não importa se a Sala de Jantar é no mesmo espaço que a de visitas, se é dentro da cozinha ou se é em um espaço separado, a mesa deve acomodar todos da família. Se seu espaço for pequeno, pense em remanejar algumas coisas, ou, até tirar coisas para ter mais espaço. O tipo de mesa fica a gosto, mas é bom evitar mesas de vidro, mesmo que seja temperado, para família com idosos, crianças e pessoas desastradas.

Mesas de madeira

Uma das tendência da decoração para a Sala de Jantar, é que as cadeiras na cabeceira foram substituídas por poltronas, e a estampa da que fica na cabeceira é diferente das restantes.

Além de diferente, é uma demonstração de extremo respeito, se pensarmos que pela etiqueta a pessoa que deve se sentar na ponta da mesa é a pessoa mais velha da família.

Mesas de madeira com poltronas - maior respeito para idosos
Mesas de madeira com poltronas - maior respeito para idosos 2

ILUMINAÇÃO

Para a iluminação da Sala de Jantar, o foco deve estar sobre a mesa, sobre a família. Para isso as tendências não mudaram. Os lustres são centrais na mesa e o restante da iluminação para as paredes. Se tiver algum tipo de decoração nas paredes, uma dica é direcionar a luz para essas obras.

Lustres para sala de jantar
Lustres para sala de jantar 2

Outra coisa que não pode faltar para colaborar com a iluminação, são as cortinas.

Além de controlarem a iluminação e conservar o material da mesa, dá um toque lindo na decoração.

Cortinas para salas de jantar
Cortinas para mesas de jantar 2

PAREDES:

Como falamos antes, as cores devem retratar o gosto de toda a família. Nesse caso, você pode usar papel de parede e não existem regras para a escolha, apenas o que for mais agradável para todos.

Papel de parede para sala de jantar
Papel de parede para sala de jantar

Mas já que estamos falando de tendências, uma que tem ganhado as Salas de Jantar, são as paredes de tijolinho e canjiquinha. Graças ao papel de parede, podemos trazer essa decoração para dentro de casa sem sujeira.

Papel de parede 3D para sala de Jantar
Papel de parede 3D para sala de Jantar - 2
Papel de parede 3D para sala de Jantar - 3

PISOS:

Eu já falei dos pisos vinílicos nesse artigo? Eu sei, já falei bastante, mas é que ele é realmente incrível para a decoração.

Ele se enquadra também para a sala de jantar. Nesse caso, porque ele não é um piso frio, despensa o uso de tapetes, a não ser para decoração, e, é antiderrapante. Pense na pessoa que serve a mesa para o jantar, andando com travessas quentes e louças até a mesa.

Piso vinílico para sala de jantar
Piso vinílico para sala de jantar - 2

Bem, é isso que temos para mostrar por enquanto.

Não falamos diretamente dos objetos de decoração usados para esses ambientes, porque na verdade são muitos e você pode usar conforme sua imaginação. Mas como alguma dicas, podemos destacar.

  • Evite plantas artificiais – Existem plantas que são para ambientes internos e que não precisam ser regadas com frequência.
  • Evite o acúmulo de objetos. Sabe aquela decoração em que cada cantinho tem um bibelô? Isso não é mais usado. Hoje, a tendência para os ambientes é que eles sejam limpos e agradáveis para visão.
  • Evite excesso de cores vibrantes. Estudos mostram que as cores geram sentimentos nas pessoas e normalmente cores vibrantes geram algum tipo de agitação e vontade de movimento. Em casa, queremos mesmo é relaxar e descansar.
By |2018-08-16T23:07:15+00:00agosto 16th, 2018|artigos|0 Comments

Sobre o autor:

Deixe um comentário